O objetivo geral deste projeto é apoiar a disseminação e o aprendizado da experiência e das melhores práticas da política regional européia e alcançar uma maior cooperação entre as autoridades nacionais e regionais dos países latino-americanos que participam do projeto ( Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru), e entre eles e seus pares na União Européia, no âmbito da definição e implementação de políticas descentralizadas de inovação e especialização inteligentes em nível regional.
Os objetivos específicos do projeto são os seguintes:
- Facilitar o compartilhamento de informações e lições aprendidas em apoio e promoção de sistemas regionais de inovação.
- Facilitar o compartilhamento de informações e lições aprendidas sobre a relação entre os níveis regional e nacional da política de inovação, competitividade e especialização inteligente.
- Contribuir para gerar um processo de aprendizado e treinamento em termos de definição, implementação e gerenciamento de políticas inteligentes de inovação e especialização, com ênfase especial naquelas baseadas em clusters e inovação nas PME.
- Identifique e desenvolva programas e projetos concretos, em colaboração com a Europa, para o desenvolvimento da competitividade nacional e regional, que cada país e região da América Latina participantes poderá implementar a curto prazo.
- Desenvolver e aplicar uma metodologia participativa, com base nos mecanismos usados na Europa (P2P, oficinas de aprendizagem etc.), em colaboração com a Plataforma JRC-S3) entre as regiões e países participantes da AL e da UE.
- Promover uma rede UE-CELAC para o intercâmbio de conhecimentos, treinamento e consultoria com vocação para crescimento e continuidade após o término do projeto, através da maximização de novas tecnologias (em particular o desenvolvimento de um ambiente virtual e Collaborative Resources 2.0), em questões de política regional, descentralização, inovação e especialização inteligente.
- Crie um plano de fortalecimento da capacidade (conhecimentos, atitudes, valores etc.) em cada um dos países, estabelecendo itinerários de treinamento para gerentes e técnicos.
- Aconselhar sobre a alavancagem de recursos econômicos para implementar as iniciativas e recomendações propostas ao longo do Projeto, enquanto alcança a continuidade das principais iniciativas lançadas.